sábado, 15 de outubro de 2016

Dilemas de uma adolescente

Neste mês de outubro comemora-se o dia das crianças, inevitáveis as lembranças daquela época... A única tarefa necessária e obrigatória era estudar. Entrei muito cedo no colégio, como meus pais trabalhavam no campo, a maior parte do tempo eu ficava com meus avós paternos, e o restante do tempo eu estava no antigo prézinho. Antes mesmo de aprender a somar e subtrair meus avós e meus pais já me estimulavam a resolver pequenas equações. Comecei a ir a aula com três anos e meio: adorava aprender coisas novas, conhecer pessoas, entender um pouco mais desse mundo estranho e desconhecido.
Meus pais saíram do interior do RS ainda em 1997, foi quando conheci Porto Alegre City. Com seis anos já estava sendo matriculada na primeira série do antigo ensino fundamental. Fiz a primeira série em um colégio de ensino fundamental incompleto que tinha ali quase na av. independência. Depois me matricularam no Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto. Fiquei ali para a segunda e a terceira série. Depois meus pais se mudaram, e eu fui matriculada na Escola Estadual de 1º Grau Benjamin Constant. Foi ali que fiz a 4º, 5º, 6º, 7º e 8° séries. Lembro como se fosse ontem das amizades que fiz ali, das tretas que vi acontecerem, da agonia de não saber em qual colégio eu conseguiria vaga para cursar o Ensino Médio.. Queria muito conseguir vaga no mesmo colégio que minhas melhores amigas tinham ido, o Julio Grau.. No fim por um acaso do destino acabei não conseguindo ali, e fui obrigada a me acostumar com a ideia de ter de fazer novos amigos. Matriculei-me no Colégio Estadual Dom João Becker. No começo foi difícil. Já tinha amigos feitos anteriormente e chegar ali naquela outra realidade foi um pouco assustador para mim. Com o passar do tempo fui conseguindo me acostumar e até a gostar dali. Antigamente costumávamos dizer que o DJB era a "Escola do Rock", devido a grande quantidade de roqueiros que estudavam e/ou andavam por ali. Eu era uma dessas pessoas. A partir do segundo ano do ensino médio as pessoas foram se aperfeiçoando e seguindo novos rumos, inclusive eu. Ainda no segundo ano do ensino médio descobri que minha melhor amiga de infância também tinha ido estudar no DJB. Nossa. Fiquei super feliz.
Um dos meus passatempos preferidos ali era sentar-me próximo da janela. Que vista:
Dali podíamos ver vários aviões pousando, helicópteros sobrevoando a cidade, era um espetáculo diário.
Certamente é desse colégio que eu mais sinto falta.
Ali fiz vários amigos, conheci muitas pessoas maravilhosas, grandes professores, aprendi muita coisa. A professora Janice e seus polígrafos de Física, o professor Nei Nordin e suas aulas incríveis e divertidas de História e Sociologia, o professor Gibrowski e a Matemática, a professora de Química, que deu uma festa muito bacana em comemoração a sua aposentadoria, e chamou nós, alunos, para a festa. As aulas de literatura eram muito bacanas também. Eventualmente ocorriam greves de professores, mas sempre conseguíamos recuperar as aulas. Gostava muito de Português, Inglês, História, Sociologia, e também Matemática, essa matéria foi difícil mas ter tirado uma boa nota na prova me encheu de orgulho e de satisfação.
Enfim, crianças, aproveitem bastante essa época de suas vidas, mais pra frente vocês lembrarão dessa época com muita saudade e vão se emocionar sempre que visitarem os seus antigos colégios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores